quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carro voador é aprovado pelo governo dos EUA.



Transition: asas dobráveis e 100 quilômetros por hora no asfalto.

O sonho de todo amante de ficção científica de alguns anos atrás está prestes a se tornar realidade com a aprovação do carro voador.

Por Nátaly Dauer.

O Terrafugia Transition, é o mais próximo que já se chegou de um carro voador e acaba de ser aprovado pelo governo dos Estados Unidos. Agora, ele espera apenas passar nos testes de colisão para começar a ser comercializado.

O “carrovião” foi desenvolvido pela empresa Terrafugia e recebeu aprovação da FAA – Federation Aviation Administration, a agência reguladora da aviação no país – para ser produzido como uma “aeronave esportiva leve”. A aprovação dada pela FAA é de certa forma uma exceção, pois pesa cerca de 50 kg a mais do que uma aeronave “normal” dessa categoria. Isso servirá para que o veículo possa atender os requisitos de segurança tanto nas estradas quanto no ar, conta o site The Register.

O Transition é um avião monomotor normal de dois lugares (piloto e passageiro), que possui asas dobráveis e uma carenagem com quatro rodas e mais resistente. O comprimento total do veículo é de seis metros e trinta centímetro, não exatamente pequeno para um automóvel terrestre mas ainda assim compatível com trânsito urbano. De acordo com informações do site de notícias MSNBC, o carro voador atinge mais de 100 km/h em estradas e 185 km/h em voo, fazendo a transição entre carro e avião em 10 segundos.

Os modelos devem começar a ser vendidos em 2011 com valores perto de US$ 200 mil (cerca de R$ 380 mil). A empresa espera um público consumidor de pilotos amadores que vivem perto de campos abertos que sirvam de pistas para decolagem e aterrisagem. A Terrafugia garante que mais de 70 aeronaves já foram encomendadas.

Imagens da máquina em ação podem ser vistas no site da empresa (Terrafugia.com). Embora a categoria de vôo esportivo exista no Brasil, a atual legislação do país é incompatível com o Transition da Terrafugia, portanto não espere vê-lo por aqui tão cedo.

Um comentário:

  1. Esse eu vou querer comprar. Falta conseguir a grana.. hahahaha

    ResponderExcluir

Postem Comentarios.